Por que utilizar padrões de projeto?

Em conversa com um garnde amigo com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, desde seus primeiros ensaios em "Dataflex" e agora um dos maiores desenvolvedor java que conheço, me veio a expressão que hoje ao estudar os design patterns, quanto estava ainda na época pré-escolar da orientação a objetos.
Se você é um projetista talentoso e um programador, ou se você tem um monte de tempo para ganhar experiência, você pode encontrar ou inventar muitos padrões de projeto por conta própria. No entanto, esta não é uma maneira eficiente de utilizar o seu tempo. Um padrão de projeto representa o trabalho de uma outra pessoa que encontrou o mesmo problema, tentou muitas soluções possíveis, selecionou e descreveu uma das melhores. Você deve se aproveitar deste fato. Padrões de projeto podem parecer abstratos à primeira vista, ou você pode não estar convencido de que eles abordam um problema significante. As principais vantagens são:
  • Eles foram provados. Os padrões refletem a experiência, conhecimento e soluções dos desenvolvedores que tiveram sucesso usando esses padrões em seus trabalhos.
  • São reusáveis. Os padrões provêem uma solução pronta que pode ser aplicada à diferentes problemas.
  • São expressíveis. Os padrões provêem um vocabulário comum de soluções que podem expressar muitas soluções, sucintamente.
Enfim, o conhecimento de patterns e anti-patterns permite decidir o que deve ser feito e o que deve ser evitado, sistemas baseados em patterns têm mais qualidade, equipes que evitam anti-patterns têm menos surpresas desagradáveis.

Você pode conhecer mais nesses links:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog