segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Treinamento Flex voltado a serviços


Olá pessoal, espero que a passagem de ano tenha sido a esperada.
A partir da segunda semana de janeiro, realizar-se-á um treinamento Flex internamente a Datasul TEC onde explanaremos essa tecnlogia RIA de uma forma um pouco diferente do treinamento oficial da Adobe. Nosso objetivos estarão voltados às equipes de serviços também utilizando em seus projetos específicos o FLEX. A idéia é a de discutirmos o Flex, mas também Orientação a Objetos, Java, Design Patterns, Servidores de aplicação. Utilizarmos ferramentas como FlexBuilder, NetBeans, MySql e JBoss. Todos com exercícios práticos. Como diz meu amigo Glaucio, nada melhor do que um bom código para entendermos as coisas.

Enfim, espero que possamos compartilhar informações, construir conhecimento, pois será uma "mini" maratona de 3 noites por semana, durante 4 semanas, mas acredito que valerá bastante a pena.

Felicidades a todos a aguardo suas sugestões.

sábado, 22 de dezembro de 2007

Um 2008 repleto de colheitas

Aos amigos e colegas.

Final de ano... Época aonde as esperanças se renovam... Época aonde refletimos sobre o ano que passou e tentamos influenciar nosso futuro.

Durante 2007, muitos investimentos, de tempo, de esforço, de dedicação. Plantamos sementes de realização, de amor, de felicidade, de esperança...

Algumas frutificaram durante 2007. Temos que continuar a cuidar de nossa plantação, para que em 2008, possamos colher muitos frutos....

Um final de ano cheio de paz, harmonia e amor entre todos seus familiares, e um ano novo repleto de colheitas.

São os votos do Fábio Dippold.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Palestra de Design Patterns na UDESC

Dia 5/12/2007 às 19:00 teremos uma palestra sobre Design Patterns na semana acadêmica da UDESC em joinville denominada: COLÓQUIO CIENTÍFICO DA COMPUTAÇÃO. O escopo da palestra vai desde introdução a design patterns, MVC com Flex, e demonstração de uma aplicação de referência. É aberta a sociedade, quem quizer é só aparecer. Abraços a todos.

Maiores informações no site: http://www2.joinville.udesc.br/~pdcc/

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

A informação correta no momento certo distribuída para a pessoa indicada

Quanto tempo espera o seu negócio por uma tomada de decisão crítica?

Os dashboards fornecem informações imediatas sobre o desempenho dos negócios em toda a empresa. Tipicamente, são gerados para os gerentes e executivos que precisam de uma visão geral do negócio e consideram primordial dispor de uma visualização intuitiva e oportuna dos dados estratégicos, financeiros e operacionais. As vantagens são:
  • Visão unificada do negócio
  • Gestão e Monitorização de Performance com base em indicadores
  • Acesso a informação actualizada em tempo útil
  • Agilização de decisões
  • Flexibilidade na construção de relatórios
Métodos de Gerenciamento de Desempenho:
  • Visualizar dados-chave do desempenho em formato gráfico
  • Mostrar os resultados de esempenho rapidamente, utilizando os recursos visuais
  • Utilizar scorecards & dashboards como gateways para análise de primeira ordem & análise avançada
  • Monitorar zonas vermelhas e definir níveis limiares para indicadores & disparar as entregas de alerta
  • Ligar os KPIs individuais às metas da empresa
  • Scorecards em cascata & dashboards em toda a organização e através da cadeia de valores
  • Fornecer scorecards e dashboards via e-mail, de forma programada ou através de alertas
  • Atingir todas as pessoas – dos gerentes executivos aos novos funcionários
  • Incorporar todos os dados empresariais – financeiros e operacionais – de todo processo de negócio em todo o mundo
  • Acesso personalizado, scorecards & dashboards seguros utilizando qualquer navegador, Intranet/ Extranet ou portal
Os fatores críticos de sucesso no desenvolvimento de plataformas de Reporting:
  • Time-to-Market da Informação
  • Legibilidade e Qualidade da Informação
  • Objectividade na Distribuição
Aumenta a confiabilidade da decisão!


Anti-patterns?

Foi uma surpresa para mim ao estudar padrões de projetos que existem também os anti-patterns. Anti-patterns são especificações de práticas repetitivas que inicialmente parecem trazer benefícios aos projetos, mas definitivamente resultam em consequências ruins que ultrapassam as vantagens esperadas. São categorizados em 3 tipos:
  • Arquitetura: “Problemas comuns nas fases de concepção, projeto e desenho de um sistema”
  • Desenvolvimento: “Problemas comuns na codificação e desenvolvimento de aplicações”
  • Gerência: “Problemas que atingem a gerência de pessoal e de projetos”
Equipes que evitam anti-patterns têm menos surpresas desagradáveis. Enfim, dê uma olhada nesse tema no wikipedia para dar uma boas risadas, pois estamos convivendo com eles a bastante tempo.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Por que utilizar padrões de projeto?

Em conversa com um garnde amigo com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, desde seus primeiros ensaios em "Dataflex" e agora um dos maiores desenvolvedor java que conheço, me veio a expressão que hoje ao estudar os design patterns, quanto estava ainda na época pré-escolar da orientação a objetos.
Se você é um projetista talentoso e um programador, ou se você tem um monte de tempo para ganhar experiência, você pode encontrar ou inventar muitos padrões de projeto por conta própria. No entanto, esta não é uma maneira eficiente de utilizar o seu tempo. Um padrão de projeto representa o trabalho de uma outra pessoa que encontrou o mesmo problema, tentou muitas soluções possíveis, selecionou e descreveu uma das melhores. Você deve se aproveitar deste fato. Padrões de projeto podem parecer abstratos à primeira vista, ou você pode não estar convencido de que eles abordam um problema significante. As principais vantagens são:
  • Eles foram provados. Os padrões refletem a experiência, conhecimento e soluções dos desenvolvedores que tiveram sucesso usando esses padrões em seus trabalhos.
  • São reusáveis. Os padrões provêem uma solução pronta que pode ser aplicada à diferentes problemas.
  • São expressíveis. Os padrões provêem um vocabulário comum de soluções que podem expressar muitas soluções, sucintamente.
Enfim, o conhecimento de patterns e anti-patterns permite decidir o que deve ser feito e o que deve ser evitado, sistemas baseados em patterns têm mais qualidade, equipes que evitam anti-patterns têm menos surpresas desagradáveis.

Você pode conhecer mais nesses links:

Gerando conteúdo para web

Gerar seu próprio conteúdo de uma maneira simples e independente de ser saber tecnologia ou não, e principalmente de maneira instantãnea é um novo marco da web. Agora você passa, a não só comsumir, mas a gerar conteúdos. A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs, ou os blogs como uma comunidade ou rede social, cresce de uma maneira jamais vista gerando compartilhamento não só de conteúdo, mas opiniões de consumidores e relatos personalizados de eventos do dia-a-dia.

Com esse objetivo criei esse blog, mas contudo precisamos conhecer algumas regras básicas, pois o mesmo possui um mediador. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
  1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
  2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
  3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
  4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
  5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
  6. que caracterizem prática de spam;
  7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
  8. fora do contexto do blog.
Esse blog:
  1. não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
  2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras, às normas legais em vigor e às diretrizes do Código de Conduta Profissional;
  3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
  4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.
Enfim, todos estão convidados a comentar os artigos, adicionando informações, trazendo novos pontos de vista ou apresentando sugestões. O objetivo é a ampla participação de todos.