Gerentes de Projeto e Gestão do Conhecimento

A abordagem orientada à gestão por projetos não parece ser necessariamente suficiente para a implementação de novas alternativas de negócio da forma mais eficaz e eficiente, a não ser que se trate o conhecimento organizacional envolvido em sua gestão. Este componente fundamental, o conhecimento organizacional tratado em cada projeto, deve ser particularmente gerenciado em favor de ganhos significativos de escala. A idéia embutida neste raciocínio é a de que o conhecimento gerado em um dado projeto possa ser reaproveitado de forma produtiva nos projetos subsequentes ao mesmo. E, neste contexto, os gerentes de projeto assumem um papel fundamental, pois a própria gestão do conhecimento embutido na mudança pode, por si só, tornar-se um fator de alto potencial competitivo.

Para revisarmos ...

O que são um projetos?
“Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço único. Temporário significa que todo projeto tem um início e um término bem definidos. Único significa que o produto ou serviço distingue-se substancialmente de todos os produtos e serviços existentes”.

O que é conhecimento?
“Conhecimento é uma mistura fluida de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Ele tem origem e é aplicado na mente dos conhecedores. Nas organizações, ele costuma estar embutido não só em documentos ou repositórios, mas também em rotinas, processos, práticas e normas organizacionais”
(DAVENPORT e PRUSAK, 1999).

O que é capital intelectual?
Um conceito estreitamente relacionado à gestão do conhecimento é o de capital intelectual. Neste caso, STEWART(1998) considera que o capital intelectual pode ser encontrado nas pessoas (o capital humano, ou a “fonte da inovação e renovação”), nas estruturas (o capital estrutural) e nos clientes (o capital do cliente, considerando “o valor dos relacionamentos de uma empresa com as pessoas com as quais faz negócios”, que também pode incluir os relacionamentos com os parceiros e fornecedores. No entanto, o autor enfatiza que “o capital intelectual não é criado a partir de partes distintas de capital humano, estrutural e do cliente, mas do intercâmbio entre eles” .

O que é Inteligência Organizacional?
É a capacidade coletiva disponível em uma organização para identificar situações que justifiquem iniciativas de aperfeiçoamento, conceber, projetar, implementar e operar os sistemas aperfeiçoados, utilizando recursos intelectuais, materiais e financeiros.

Esse conteúdo foi capturado no artigo de Roberto Luís Capuruço Gattoni.

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